Entrevista ao atleta Flávio Martins.
- Nome: Flávio Martins
- Idade: 28 anos
- Altura: 1,75m
- Peso em off-season: 85
- Peso em competição: 71kg
- Taça Carlos Rebolo Men's Physique até 1,77m – 2º lugar
- Nacional Men's Physique 2015 até 1,75m – 1º Lugar
Como e porque é que começaste a treinar?
Comecei a treinar já um pouco tarde, de início devido aos estudos só conseguia fazer dois ou três treinos por semana, e demorei alguns anos até ter a necessidade e a possibilidade de “respirar” este mundo, até que ele começou a fazer parte de mim.
Comecei a dar os primeiros passos por incentivo de um amigo dono de um ginásio.
Ele desde muito cedo viu em mim o que eu chamo de “cabeça dura”, e o que sempre me fascinou foi sair da zona de conforto, e com isso, conhecer-me de extremo a extremo.
O que te levou a competir?
A competição surgiu em 2014 como desafio pessoal, foi como a “cereja em cima do bolo” e claro, o incentivo das pessoas que me rodeiam ao verem a entrega ao desporto e a disciplina necessária para subir ao palco.
Foi também um complemento à minha profissão como Personal Trainer.
Que tipo de alimentação segues?
Durante todo o ano e independentemente do objetivo, prezo por ser o mais limpo possível, difere sim quantidades/volume de comida e alguma variação de alimentos.
Utilizo sempre um esquema de carb cycling, onde vario quantidades de hidratos de carbono, independentemente da fase em que me encontro, faço dias zero médios e altos em hidratos, ou baixo e médio ou médio e alto.
- Refeição 1
- 50g de aveia
- 200ml de claras
- 1 ovo inteiro
- 1 scoop de whey
- Multivitaminico
- Refeição 2
- 100g arroz
- 200g frango
- Maçã verde
- Refeição 3
- 80g arroz
- 200g bife de perú
- Salada verde com azeite
- Refeição 4
- 2 latas de atum
- Fatia de pão integral
- Refeição 5
- 250g peixe
- 200g brócolos
- Refeição 6
- 40g caseína
Que tipo de treino segues?
O meu treino vai sempre de acordo com a dieta/fase onde me encontro, para ser sincero gosto de treinar PESADO, mas dou sempre prioridade à correta execução do exercício.
Exemplo do treino de costas
- Elevações – 3 séries x max
Com 40 segundos de repouso mais uma série máxima com 10 segundos de repouso entre repetições até à falha. - Puxador frontal com corda – 4 séries x 10 repetições
Onde dou atenção à rotação do antebraço/pulso no inicio e final da execução do exercício, para uma maior expansão e contracção do grande dorsal. - Puxador comboio supinado – 4 séries x 10 repetições
Com 2 segundos de isometria na fase concêntrica - Pullover na multistation com corda + Puxada à nuca com rotação das mãos para fora – 3 séries x 10 + 10
- Elevações com pega junta – 1 série x Até à falha
Quais são os teus três exercícios favoritos?
Quais as principais diferenças quando queres ganhar peso e quando queres perder gordura?
A diferença mais significativa é o volume de comida, em bulk sou eu mais dois Flávios (ahah), enquanto na fase de cut sou só meia pessoa, apesar de eu estar mais cómodo nesta fase.
A nível de escolha de alimentos, as macros também são alteradas, em bulk faço carga de hidratos de carbono (Arroz Basmati, Batata Doce, Aveia) e baixo as gorduras.
Em cut, baixo os hidratos e aumento as gorduras (Azeite, peixe, frutos secos, manteiga de amendoim), também nesta fase o consumo de proteínas é elevado (carnes brancas, claras, peixe).
De onde vem a tua motivação?
A motivação vêm mesmo de dentro, de querer superar-me, competir comigo próprio, evoluir e realmente conhecer o meu corpo e mente ao extremo.
Que suplementos utilizas?
- Proteína
- Waxy Maize
- BCAA's
- Glutamina
- Vitamina C
- Multivitamínico
- Cafeína em cápsulas
Alguma dica em especial para quem se está a iniciar?
Bem, principalmente não ter pressa e não querer tudo de uma vez, ser persistente e encarar as barreiras naturais que este nosso desporto representa.
Definir objetivos é algo muito importante, assim como a disciplina, ser cabeça dura e não desistir.
O mais importante de tudo?
Sermos o melhor de nós próprios!
Encontras o Flávio nas redes sociais abaixo.
Instagram Flávio Martins – oivalf_martins