O Pedro Araújo é um atleta da categoria de Men's Physique que arrecadou excelentes classificações este ano tanto no Regional Norte como no Campeonato Nacional.
O Pedro estreou-se em palco o ano passado com 21 anos em que obteve o 11º lugar da sua categoria no Campeonato Nacional, mas este ano voltou a subir ao palco e desta vez conquistou alguns títulos.
Foi o campeão absoluto de Men's Physique no Regional Norte e no Campeonato Nacional para além de vencer a sua categoria, foi também campeão absoluto de Juniores.
Fica a saber mais sobre este atleta nesta entrevista.
- Nome: Pedro Araújo
- Idade: 22
- Altura: 1.80m
- Peso em competição: 81kg
- Peso fora de competição: 88kg
- Campeonato Nacional 2015 – 11º até 1,80m
- Regional Norte 2016 – Campeão Absoluto
- Campeonato Nacional 2016 – Campeão Absoluto Juniores
- Campeonato Nacional 2016 – 1º lugar até 1,82m
Como e porque é que começaste a treinar?
Desde muito novo que os físicos estéticos e musculados de alguns heróis das bandas desenhadas me chamavam à atenção, eu admirava bastante e ambicionava um dia poder-me assemelhar ao registo de um corpo musculado, estético e com definição visível.
Entretanto ao longo do tempo fui crescendo e a uma certa altura senti que podia começar a dar os primeiros passos para melhorar o meu físico, tornando-o à semelhança de algumas referências estéticas que já tinha na altura.
Quando entrei no secundário conheci um colega que já treinava e decidi começar a treinar com ele, mas foi um ano depois, em 2011 acabado de fazer 17 anos que realmente comecei a treinar a sério.
Inscrevi-me num ginásio perto da minha escola e comecei a dedicar-me e focar-me à procura de potenciar os meus resultados, pesquisando cada vez mais sobre a matéria de treino, alimentação e suplementação, tentando arrecadar o máximo de conhecimentos das diversas fontes de informação.
Fui testando o método de tentativa/erro de forma a poder alcançar a forma física desejada e ao longo do tempo fui me tornando cada vez mais exigente comigo mesmo, elevando a fasquia sempre a níveis mais altos, procurando sempre novos desafios e impondo novas metas de forma a chegar perto do shape que desejava.
O que é que te levou a querer competir?
Acho que o que me levou a competir foi o facto de gostar e levar tão a sério este estilo de vida, de procurar sempre mais dentro deste meio, quer em informação como em resultados, daí a competição me fascinar.
Não é só pelo simples facto de competir contra outros atletas, mas também pela curiosidade de viver e saber como se procede a uma preparação, poder aprender e conhecer melhor o nosso corpo durante esse processo e extrair o máximo de informação dessa experiência.
Outro dos motivos pelos quais decidi competir na categoria de Men’s Physique foi pelo facto de achar que o meu corpo tinha algumas linhas que encaixavam no padrão da categoria, a forma de apresentação em palco e todo o conceito desta nova vertente do culturismo fascinou-me pelo facto de ser uma categoria muito focada na estética, equilíbrio e harmonia do corpo masculino.
Que tipo de alimentação segues?
A minha dieta varia mediante a fase e a condição física em que me encontro, de qualquer das formas vou deixar aqui um pouco do que é o meu dia-a-dia a nível de alimentação, frisando que nunca falho nenhuma refeição e deixo espaço uma vez por semana para uma refeição livre quando me encontro em off-season.
- Refeição 1
- 300ml claras
- 1 gema
- 15 amêndoas
- OU
- 180g carne de vaca
- 1 ovo
- 15 amêndoas
- Refeição 2
- 200g Batata Doce
- 200g Peixe
- Refeição 3
- 150g Arroz Basmati
- 200g Peito Frango
- Refeição 4
- 150g Batata Doce
- 180g Peito Frango
- 15 amêndoas OU 20g manteiga amendoim
- Refeição 5
- 125g Arroz Basmati
- 175g Carne de Vaca
- Refeição 6
- 300ml claras
- 2 gemas
- OU
- 60g Caseína
- 20g manteiga amendoim
Que tipo de treino segues?
Por norma treino segunda-feira, terça, quinta, sexta e sábado, deixando a quarta-feira e o domingo como dia de descanso que por vezes aproveito para fazer uma sessão de cardio e deixar espaço para trabalhar um grupo que considere mais fraco.
Quando monto os meus treinos tento mudar de dois em dois meses, por vezes separo os grupos musculares todos por dias como no treino atual ou então concentro mais grupos em cada dia da semana.
Tenho sempre uma base mas tento não repetir sempre o mesmo treino, procuro sempre exercícios compostos e concentrados para cada grupo, gosto de super-series como também séries compostas.
Procuro uma fase excêntrica bastante lenta pelo menos num dos exercícios de cada grupo, procuro também exercícios que me levem à falha, exercícios onde a carga é maior e tento adaptar o numero de séries/repetições dependendo do objetivo.
Acima de tudo gosto de sentir a dor, que estou a espremer o músculo ao máximo, adoro a sensação de acabar o treino com o sentimento de dever cumprido e saber que dei tudo o que tinha para aquele treino.
Planeamento Semanal
- Segunda-Feira: Peito e gémeos
- Terça-Feira: Costas e abdominais
- Quarta-Feira: Cardio + 2 exercícios de ombro
- Quinta-Feira: Pernas
- Sexta-Feira: Bicep e tricep
- Sábado: Costas e ombro
Exemplo de treino – Costas
- Elevações – 5 séries x Falha
- Remada Cavalinho – 4 séries x 15 repetições + Dropset na ultima
- Lat Pulldown – 4 séries x 10 a 12 repetições
- Remada Unilateral na polia – 3 séries x 10 repetições
- Serrote no banco com Halter – 3 séries x 10 repetições
- Peso Morto – 3 séries x 6 repetições (carga alta)
Quais são os teus 3 exercícios favoritos?
- Agachamento livre
- Walking Lunges
- Lat Pulldown
De onde vem a tua motivação?
A motivação é um elemento chave em tudo o que fazemos na vida para poder ser feito com sucesso.
Todos os dias tento estar motivado e focado ao máximo, temos de acordar e não ter medo do que está para vir, temos que aceitar que a dor neste processo é a nossa aliada e acima de tudo sentirmos prazer onde os outros temem arriscar.
Muitas vezes vou buscar a motivação a vídeos e fotos de outros atletas de referência para mim como Felipe Franco, Sadik Hadzovic, Jason Poston, Jeremy Buendia ou Anton Antipov.
Atualmente nas redes sociais onde partilho o meu dia-a-dia vou buscar muita motivação, não só por partilhar com as outras pessoas, onde o meu objetivo é mostrar e motivar quem vê, mas também por receber mensagens e feedbacks positivos dos meus posts, isso dá uma ajuda enorme e é sempre uma motivação extra ao nosso dia.
Uma vez que adoro treinar é fácil me manter motivado, e nos dias menos bons posso contar sempre com o apoio dos meus parceiros de treino, não é por não estar motivado que vou deixar de treinar ou falhar uma refeição!
Para além disso tento sempre impor metas para os meus objetivos e procurar resultados é o que mais me motiva, faço de tudo para não falhar um treino, para não falhar uma refeição, uma série e mesmo uma repetição.
Foco-me bastante no meu objetivo, por vezes isolo-me um pouco para não me distrair com algo que possa influenciar os resultados, sou bastante regrado no que como, no que bebo e no que faço durante o dia de forma a potenciar sempre os meus resultados enquanto atleta e pessoa, e tento sempre desfrutar ao máximo de todos os momentos, viver um dia de cada vez e sentir o prazer deste estilo de vida que me faz sentir ótimo e bem comigo mesmo.
Acima de tudo é ter na mente que sem esforço e dedicação as coisas não acontecem!
Que suplementos utilizas?
Sou muito básico quanto a suplementos, gosto de ter uma boa Whey para ter como alternativa a algumas refeições ou então por vezes gosto de a incluir na dieta.
É uma fonte de proteína prática, completa e onde conseguimos ir buscar um sabor mais doce.
Utilizo também um Multivitamínico que considero algo super essencial, Creatina, BCAA's em pó no intra-treino, Glutamina no pós treino e antes de dormir e por vezes gosto de usar Tribulus.
Alguma dica em especial para quem se está a iniciar?
Não desistam no primeiro obstáculo que vos aparece, não acreditem em tudo o que lêm e vos dizem e não esperem por resultados do dia para a noite.
Trabalhem para resultados, falhar faz parte do processo, procurem as melhores pessoas para vos orientar e procurem sempre a informação mais digna, lutem sempre até ao fim e nunca desistam do vosso sonho, se for para desistir, desistam de ser fracos!
Na verdade melhor que chegar à meta é desfrutar de todo o trabalho até lá, por isso sejam pacientes e persistentes que os resultados aparecem.
Objetivos para o futuro, quais são?
Quanto a objetivos futuros ainda estou a decidir o que será melhor para mim, de forma a conseguir conciliar toda a minha vida para enfrentar novos desafios.
Os ultimo títulos conquistados dão me acesso a poder competir fora do país, algo que realmente ambiciono como qualquer atleta, agora cabe-me fazer as escolhas que penso mais acertadas para poder avançar confiante e seguro.
Acompanha este atleta nas redes sociais.
Instagram – @pedroaraujofitness
Snapchat: pedroaraujofit
E-Mail: pedroaraujofitness@gmail.com