O Filipe Martins é um atleta da categoria de Men's Physique que começou este ano a competir e já está a dar que falar.
Para além dos excelentes resultados a nível nacional, foi recentemente ao Mr Olympia em Liverpool arrecadar a segunda posição.
Fica a conhecê-lo melhor nesta entrevista.
- Nome: Filipe Martins
- Idade: 24
- Altura: 1,70m
- Peso: 73kg
- Campeonato regional norte – Campeão absoluto
- Campeonato nacional – Campeão até 1,72m
- Portugal Classic Powerexpo 2015 – Campeão Absoluto
- Arnold Classic Europe Madrid – 12º lugar
- Mr Olympia Liverpool – 2º lugar
Como e porque é que começaste a treinar?
Comecei a treinar por volta dos 18 anos, o inicio foi um bocado estranho porque era um rapaz muito magro e pesava por volta de 45/50 kg.
Comecei a treinar basicamente porque não me sentia bem comigo próprio, e não me sentia bem porque os gráudos da altura tinham sempre tendência para implicar comigo, pois eu era muito rebelde e tinha sempre resposta pronta, e após alguns medos ou azares de vida nocturna, decidi que queria entrar para uma arte marcial, e consequentemente para um ginásio.
Comecei por praticar Muay Thai até que o gosto pelo ginásio e a falta de tempo me fez optar pelo que mais gostava.
O que é que te levou a querer competir?
Sempre fui um amante de desporto, sempre joguei futebol de 11 e sempre gostei de me desafiar. O meu gosto pelo ginásio e pelo fitness foi aumentando, junto com a minha forma física que graças a deus me foi acompanhando.
Sempre acompanhei de perto também o percurso de atletas fitness estrangeiros, mas também alguns portugueses, como o Ricardo Correia, Francisco Macau, Rui Pedro Batista e Tierry Vilson que para mim são pessoas influentes na modalidade.
O gosto foi crescendo até que no ano passado estive presente na Power Expo na Maia e ai decidi mesmo que queria pertencer aquele mundo, aquele palco e viver aquela experiência que me fazia ficar tão extasiado mesmo estando de fora.
Que tipo de alimentação segues?
A minha dieta durante todo o ano, quer seja em fase de bulk, que seja em fase de pré competição, é sempre uma dieta o mais “limpa” possível. Ou seja, raras são as vezes em que saio da dieta, a não ser no suposto dia do lixo, para tentar obter o maior rendimento em qualidade possível.
Eu pessoalmente tenho alguma dificuldade em ganhos de peso, pois como acabei de referir a minha dieta é muito restrita para evitar ao máximo o ganho de percentagens de gordura elevadas, que só me dificultariam no processo de pré competição.
Fica aqui uma amostra de uma dieta que já fiz, para terem uma pequena noção do tipo de dieta que sigo.
- Refeição 1
- 6 claras de ovo
- 2 gemas
- 85g aveia
- Refeição 2
- 2 scoops de whey
- 2 fatias de pão de centeio com manteiga de amendoim
- Refeição 3
- 220g de frango
- Brócolos
- 200g arroz
- Refeição 4
- Batata doce
- 1 maça verde
- 2 latas de atum
- Pré e pós treino com devida suplementação
- Refeição 5
- 300g carne de vaca
- Esparguete
- Feijão verde
- Refeição 6
- Filetes de peixe
- 30g nozes
- Refeição 7
- 2 scoops de caseína
- Iogurte grego magro
Que tipo de treino segues?
Eu sigo basicamente um treino de adaptação, e digo adaptação porque graças a deus tive a sorte de ser acompanhado por um profissional, que alem de meu PT, meu mestre e meu amigo, é também um profissional muito atento.
Ou seja, o meu treino vem por fases, fases essas que o nosso corpo atravessa durante um ano inteiro, com altos e baixos obviamente, e que tem como objetivo contornar as quebras que o nosso corpo dá.
Normalmente trabalhamos com repetições de 15, mas eu próprio não sou apologista de usar o mesmo tipo de treino durante muito tempo, pois o nosso corpo deixa de assimilar com tanta facilidade quando se habitua demasiado a uma rotina.
Exemplo de treino de perna
- Máquina de abdutores
- Leg Extension
- Prensa
- Leg curl unilateral em pé
- Peso-morto
Quais são os teus três exercícios favoritos?
- Agachamento com barra livre
- Aberturas inclinadas com halteres
- Tricep com cordas
De onde vem a tua motivação?
A minha motivação vem principalmente de mim, de tentar ser útil em alguma coisa, de ter orgulho em mim em algum coisa, mas também muito de quem me acompanha, da minha familía, amigos, da minha namorada e do meu mestre que nunca desiste de mim nem por um segundo.
São exemplos de motivação ao qual me foco, pois quando sentes que existe alguém que confia em ti nem que seja por um segundo, que perde nem que seja uma hora para te ver subir num palco, e que te diz quando mais precisas que tem orgulho em ti, não existe sentimento melhor no mundo, então essa é parte da minha motivação.
Mas obviamente que seguir por exemplo o atual Mr Olympia Jeremy Buendia já de si é uma motivação, e claro que sou um seguidor atento.
Que suplementos utilizas?
Desde que comecei a competir que uso sempre a mesma marca de suplementação, que é a Biotech USA.
Depois, utilizo diversos suplementos, desde vitaminas a proteínas e recuperadores musculares.
Alguma dica em especial para quem se está a iniciar?
Sim, tenho algumas.
1º – Nunca ter pressa.
Digo isto porque nos dias de hoje existe muito quem treine, ou quem comece a treinar, e pensa que os resultados aparecem de um dia para o outro. Na realidade não é assim, as coisas vêm de trabalho, suor, sacrifício e dedicação!
2º – Como diz o melhor de sempre Arnold: “Nunca ter medo de falhar”.
Porque se te empenhas ou te comprometes em alguma coisa com medo de falhar, cair e não levantar, as coisas não resultam, logo, nunca se deve ter medo de falhar.
3º Acreditar sempre em nós próprios e tentar, porque mais vale morrer a tentar, do que morrer a pensar que se devia ter tentado mas não se tentou.
Objetivos para o futuro, quais são?
Os meus objetivos futuros passam por dar para já alguma importância à competição internacional, espero poder ter um ano de 2016 bem melhor do que este.
Espero claro conseguir o expoente máximo da competição e consequentemente o dito PRO Card.
Por fim, espero que o meu trabalho e dedicação seja valorizado da melhor forma.
Acompanha este atleta no Facebook e Instagram:
Facebook Filipe Martins Mens Physique
Instagram Filipemartins.mensphysique