Como tomar Whey Protein para obter os melhores resultados
Provavelmente já ouviste este nome no ginásio, e muito provavelmente até tens um saco, ou balde, deste famoso suplemento de proteína.
A Whey Protein é o suplemento mais conhecido, vendido e utilizado por todos os praticantes de ginásio, e não só.
É uma fonte de proteína de alta qualidade, com um preço acessível e muito prática.
Não é obrigatório, até porque não existem suplementos obrigatórios, mas dá muito jeito.
Se fores dos poucos para quem a palavra Whey ainda é um mistério, este não é o artigo certo para ti, passa primeiro por aqui.
Se já sabes algumas coisas sobre esta proteína, e até já a utilizas, ou utilizaste, quais são os melhores momentos para a tomares?
Este artigo, tal como a maioria dos artigos no site, é destinado a praticantes de ginásio, que procuram melhorar a sua composição corporal.
Whey Protein após o treino
Previsível, não?
Todo o marketing feito pelas marcas de suplementos recai acima de tudo sobre a sua suposta importância na nutrição pós-treino.
Sobre a suposta janela anabólica.
Sobre o passar de um estado catabólico, para um estado anabólico.
Ao fim de algum tempo, pensas que ou vais a correr para o balneário tomar o teu batido de Whey, ou nem vale a pena ires treinar.
Na verdade, o batido de Whey após o treino não é assim TÃO importante, mas é importante que coloques proteína após o treino, e a proteína Whey é provavelmente a melhor escolha.
Não precisas de ir a correr para o balneário para a tomar, mas também não convém que esperes 5 horas até ingerires proteína depois do treino.
A sua absorção é rápida, o seu perfil de aminoácidos é excelente e é extremamente prática.
O seu alto nível de BCAA’s vai-te ajudar a recuperar do treino e promover um estado anabólico.
Portanto, sim, após o treino é um bom momento para tomar Whey Protein.
Proteína antes do treino
Antes do treino é também um excelente momento para incluíres este suplemento, mas depende.
Se uma hora e meia antes do treino comes um belo bife com arroz, não há necessidade de colocares a Whey aqui.
Se por outro lado, a tua refeição antes do treino é leve, e o tempo entre a ultima dentada e o ínicio do treino são três horas, a inclusão de um batido de Whey aqui é uma boa ideia.
Basicamente, é importante teres uma fonte de proteína de qualidade próxima do momento do treino, e se não tens, a inclusão de Whey aqui ganha importância.
Podes utilizar outra fonte de proteína, mas se estás a pensar começar o treino passado trinta minutos, um salmão provavelmente não é uma boa aposta.
Ao pequeno almoço?
O terceiro melhor horário para tomar Whey Protein é o pequeno almoço.
Um pouco à semelhança do pré-treino, o importante aqui é colocares uma fonte de proteína de qualidade, seja na forma de Whey, ovos ou atum.
Então, se qualquer fonte de proteína de qualidade serve, o que é que o pequeno almoço está aqui a fazer?
Acima de tudo por ser extremamente prático e fácil de consumir.
A melhor fonte de proteína nesta refeição é aquela que tu ingeres.
Se estás com pressa e não tens tempo para preparar uma omelete, nem nenhuma refeição preparada, utilizar este suplemento é melhor do que um pequeno almoço fraco em proteína.
Aveia com Whey é uma excelente forma de começar o dia, e se queres ganhar peso, Whey com aveia e manteiga de amendoim é quase mágico.
Qualquer outra refeição
Para terminar…qualquer outra refeição.
Então mas estão me a dizer para me encher de batidos de manhã à noite? É essa a resposta a como tomar Whey Protein?
Não.
Na verdade, o qualquer outra refeição até poderia ser considerado o momento mais importante para tomar Whey.
Isto porque o mais importante como sabes para conseguires bons resultados, é atingires os níveis de macronutrientes necessários para o teu objetivo.
Se em determinada refeição te falta uma fonte de proteína, ou se chegas ao fim do dia e ainda não tens a quantidade de proteína necessária, um batido de Whey resolve facilmente esse problema.
Não é que a Whey em si te vá trazer algum benefício exclusivo, mas sim porque te vai ajudar a atingir os níveis de proteína necessários para evoluíres.
Conclusão
A Whey não é uma proteína mágica, não é um suplemento obrigatório, mas…dá jeito.
A sua alta percentagem de BCAA’s e rápida absorção é muito benéfica após o treino, e em várias situações, também antes do treino.
Portanto, como tomar Whey Protein?
No final de contas, é apenas uma fonte de proteína, e a proteína é um macronutriente obrigatório para aumentares ou manteres a tua massa muscular.
Calcula a tua necessidade calórica, determina os teus requisitos de proteína diários e usa a Whey como uma ferramenta para os atingires, e de forma inteligente, para tirares proveito dos seus pontos fortes em momentos específicos como o pós-treino.
Se estás com dificuldades em escolher o teu próximo (ou primeiro) suplemento de Whey, tens aqui várias análises a diversos suplementos para te ajudar.
Boa noite, o consumo de proteína ou creatina faz mal ao colesterol?