Hidratos de carbono, também conhecidos como carboidratos.
De forma resumida e simplificada, a principal função dos hidratos de carbono é fornecer energia, nem todos os hidratos de carbono são iguais, mas vamos dividi-los em apenas dois grupos, os simples e os complexos.
Os simples como a dextrose, açúcar de mesa, etc, são açucares de absorção rápida, ou seja, entram rápido no organismo provocando um pico de energia, mas de curta duração, enquanto os complexos promovem uma libertação de energia mais longa e sustentada, saciando durante mais tempo e mantendo estável a energia durante o dia.
Ambos possuem o mesmo valor calórico de 4Kcal/grama, ambos podem ser utilizados numa dieta saudável, mas devem ser sempre privilegiados os complexos principalmente pela sua libertação sustentada de energia, ninguém quer chegar a meio do treino exausto, ninguém quer ter fome passado 1 hora depois de comer.
Exemplos
Hidratos de carbono simples : Açúcar de mesa, Dextrose, Fruta, mel, pão branco, etc.
Hidratos de carbono complexos : Aveia, Arroz integral, Feijão, Pão Integral, etc.
Por norma os hidratos simples são doces, mais doces que os complexos (Há excepções, batata doce por exemplo), e são os mais consumidos hoje em dia.
Uma boa altura para os consumires é após um treino intenso de maneira a recuperares rapidamente, fora esta altura, tenta optar sempre por hidratos de carbono complexos.