Whey Concentrada vs Whey Isolada, qual a melhor escolha?
A Proteína Whey é sem dúvida o suplemento mais conhecido e usado por quem anda no ginásio, e não só.
Mas para além de existirem dezenas de marcas e produtos diferentes, existem também diferentes tipos de Whey.
Existe a Whey Concentrada, a Whey Isolada e também a Whey Hidrolizada.
Não vamos falar na Hidrolizada por um motivo simples. É significativamente mais cara do que as outras duas, e as vantagens são muito poucas.
Portanto, entre a Proteína Whey Concentrada e a Proteína Whey Isolada, qual é a melhor compra?
Vale a pena pagar mais pela Proteína Isolada?
Whey Concentrada
Esta é a forma mais barata e também mais comum.
É produzida por ultrafiltração do soro de leite e oferece normalmente concentrações de proteína entre os 70% e os 80%, trazendo assim também alguns hidratos de carbono (lactose) e gorduras.
Sendo que a concentração desta proteína anda normalmente à volta dos 70-80%, significa que por cada 100g temos em média entre 70 a 80 gramas de pura proteína, o que é um valor muito bom.
Para além disso, tem uma elevada quantidade de BCAA’s e outros aminoácidos essenciais e é de fácil e rápida absorção.
Whey Isolada
A forma isolada é basicamente uma versão melhorada da concentrada.
Pode ser produzida através de várias técnicas de filtração e consegue valores de proteínas na ordem dos 85-95%, o que é excelente.
Para alem disso, devido à maior filtragem, os valores de gordura e hidratos de carbono são muito reduzidos, podendo chegar ao zero, eliminando a lactose.
Por exemplo, numa proteína com 90% de concentração, temos 90g de proteína de alta qualidade por cada 100g.
Whey Concentrada ou Whey Isolada?
A Whey Concentrada é o suplemento de soro de leite mais económico e é normalmente bem tolerado.
Dependendo da concentração, é uma excelente opção para quem não quer gastar muito dinheiro, mas mesmo assim ter um suplemento de proteína de qualidade.
Já no caso da Proteína Whey Isolada, a concentração de proteína é superior, e por isso, a quantidade de aminoácidos também.
Não só conta com uma percentagem de BCAA’s ligeiramente superior, a quantidade de hidratos de carbono e gorduras é mais baixa, e em certos casos nula.
Qual é que compro então?
A resposta simples na maior parte dos casos é Whey Concentrada.
Um bom suplemento de Whey Concentrada ronda os 80% de proteína de qualidade, com 17-19% de BCAA’s e um custo por cada 100g de proteína de cerca de 1,50€ a 2,50€.
Existem vários suplementos no mercado com estas características, e simplesmente em termos de qualidade/preço são a melhor opção se pretendes um suplemento de proteína.
Podes ainda passar aqui pela nossa secção de análises para te ajudar a decidir qual a tua próxima proteína.
Mas eu estou a secar, não é melhor a Proteína Isolada?
Não.
Enquanto que uma Concentrada traz em média por batido cerca de 1g a 3g de hidratos de carbono, uma Isolada por norma anda entre as 0g e 2g, dependendo do preço que estejas disposto a pagar.
Já no caso da gordura, a Isolada em média conta com menos de 1g, enquanto que a Concentrada normalmente traz entre 1 a 2g por batido.
A diferença é simplesmente demasiado baixa para ter qualquer impacto na perda de gordura, mesmo que utilizes mais do que um batido por dia.
Quer dizer que a Isolada não vale a pena?
A Concentrada é sem dúvida a melhor opção quando temos em conta a relação qualidade/preço, no entanto, se olharmos apenas à qualidade, a Isolada ganha.
Não só conta com menos hidratos de carbono e gorduras, como a quantidade de proteínas é maior, e como tal, mais aminoácidos e BCAA’s.
Podes também usar uma quantidade menor do suplemento para ter a proteína que pretendes, o que acaba por reduzir o custo.
Para além disso, pessoas com intolerância à lactose encontram na Whey Isolada uma boa opção, já que vários suplementos são isentos de lactose.
Então e as misturas? São melhores?
Existem vários suplementos, como o famoso Whey Gold Standard da Optimum Nutrition, que combinam a Isolada, com a Concentrada e ainda alguma Hidrolizada.
Uma Whey Protein Isolada combinada com uma Concentrada, será melhor que uma Concentrada apenas, se for de boa qualidade.
Mas um suplemento de Whey Isolada será sempre melhor do que uma mistura destas duas.
No caso específico da Whey da Optimum Nutrition, pode-se dizer que é um intermédio entre a Isolada e a Concentrada, e é por isso que se torna difícil justificar o seu preço. No fundo, é bom…para o marketing.
Não te esqueças de olhar para o rótulo, já que este tipo de suplementos têm maior tendência a utilizar aminoácidos adicionados, como a Glicina, a Taurina ou a Creatina, o que baixa a qualidade do suplemento.
Conclusão
A Proteína Whey Concentrada é o melhor suplemento a nível de qualidade/preço, enquanto que a Proteína Whey Isolada é o melhor suplemento se olharmos apenas à qualidade.
A nível de resultados, a não ser que sejas intolerante à lactose, ou estejas em preparação para uma competição, serão semelhantes, e por isso, a Concentrada é a melhor opção na maior parte dos casos.
A maior diferença entre elas, é mesmo o preço, e se dinheiro para ti não é problema, opta pela Isolada.
Só não esperes é melhores resultados que o teu amigo que se ficou pela Concentrada de boa qualidade a metade do preço por isso.